O que fazemos

O Arquitetando o Mundo é um projeto social inovador na área da arquitetura para crianças e permite que a mudança de um ambiente seja fonte de autoconhecimento e ferramenta de transformação social.


Unimos nossos conhecimentos e experiências em arquitetura e psicologia, para prestar serviços gratuitamente em espaços ocupados por crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com o objetivo de promover transformação através da democratização da arquitetura e da cultura "faça você mesmo".


Criamos um processo no qual as crianças elaboram um projeto de reforma e colocam a mão na massa para executá-lo. 

Dessa forma, além das habilidades técnicas, os participantes desenvolvem habilidades sócio emocionais, resgatam a auto estima, ampliam suas referências, criam laços e memórias afetivas e ressignificam os espaços que ocupam.

tRAJETÓRIA

O Arquitetando o Mundo nasceu em julho de 2O17, com o objetivo de democratizar a arquitetura e tornar os participantes mais conscientes dos espaços onde vivem e frequentam, provocando o melhor de cada um nesse processo. Começamos na cidade de São Paulo, realizamos intervenções em mais de 5 abrigos para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Depois de 3 anos atuando capital paulista, vendemos tudo que tínhamos, compraramo uma van e construíramos um motorhome para embarcar em uma expedição pelo Brasil, que já está em curso. O objetivo da nossa empreitada é reformar 12 abrigos, em 12 Estados diferentes no período de 2 anos.

A expedição no final de Julho de 2021 e depois de 1 ano na estrada, já executamos 6 ações sociais nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Piauí e no Distrito Federal. 

As ações sociais, também chamadas de "reformAção", duram em média 6 semanas, nas quais promovemos encontros com a comunidade, oficinas criativas com crianças e adolescentes, relatório das potencialidades locais, projeto arquitetônico com planta baixa e 3D e mão na massa.

A promoção de uma arquitetura colaborativa é um dos pilares do projeto e em cada cidade que passamos, estabelecemos parcerias locais com o intuito de envolver a comunidade em uma causa social.

 

metodologia & educação

Desenvolvemos nossa própria metodologia inspirada no projeto espanhol "Arquitectura para Niños" e, "Cidade das Crianças", idealizado pelo psicopedagogo italiano Francesco Tonucci. Na arquitetura, temos como referência Herman Hertzberger, Jane Jacobs, Lina Bo Bardi e nossos olhos brilham com projetos atuais e inovadores como do grupo Al Borde (Hacer Mucho con Poco). Na psicologia, Winnicott, Vygostsky e na pedagogia Montessori, Reggio Emilia, Lydia Hortélio, entre outros.

O movimento punk e sua essência "faça você mesmo" também pulsa aqui!

 

motorhome artesanal & itinerância

Vendemos tudo que tínhamos para investir 100% em nosso projeto, torna-lo itinerante e leva-lo à diversas cidades do Brasil e do Mundo!

Construímos artesanalmente nossa casa sobre rodas, um motorhome, para mostrar que é possível colocar a "mão na massa" e fazer muito com pouco!

Você pode acompanhar toda nossa jornada em tempo (quase) real por meio das nossas redes sociais!

O Arquitetando o Mundo é um projeto gratuito, que tem como objetivo democratizar a arquitetura e torna-la fonte de transformação para pessoas e comunidades.

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook