Instituto Curumim

Nossa primeira ação aconteceu no Instituto Curumim, organização social que acolhe aproximadamente 20 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.


O que as crianças e adolescentes em situação de acolhimento entendem como lar? Como é morar em um abrigo? Qual o impacto do espaço físico na elaboração do desacolhimento e no possível retorno à família de origem ou a uma nova família? É possível preservar a individualidade em um local onde o coletivo predomina?


Essas e outras questões nortearam as oficinas criativas desenvolvidas para essa ação. Em alguns encontros os participantes foram provocados a pensar no significado de lar, habitação e quais desejos e sonhos suscitam dessas representações.


O cômodo


As crianças e os profissionais da instituição escolheram transformar a sala de televisão onde havia apenas um sofá de dois lugares e um aparelho de TV.


Criança deveria morar em um lugar mais colorido, não acha?!


O projeto


As oficinas criativas ajudaram a delinear o projeto com base nos desejos de mudança de cada participante até que fosse possível materializa-los em um lindo projeto.


No final dos encontros, foi elaborado o projeto da sala de televisão e de um objeto individual para cada criança, trazendo a noção de pertencimento, a possibilidade de elaboração do momento de vida, resgate e construção de memórias afetivas, além de empoderar o participante durante o processo de construção do objeto.



Agora sim! Cores e diversão garantida!


A transformação


A transformação do espaço foi feita pelas crianças, adolescentes e familiares em conjunto com os voluntários do Arquitetando o Mundo. A reforma foi custeada por meio de financiamento coletivo e em um único dia transformamos o espaço!


O dia foi intenso e cheio de atividades tanto para os adultos quanto para as crianças. Pintamos, lavamos, lixamos, martelamos, brincamos...


As luminárias foram feitas em MDF cortadas em máquina router CNC. Dá pra ver que as crianças piraram em montar e decorar cada uma!

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo