Republica Jovem Vila Formosa

Você sabe o que é uma República Jovem?


Repúblicas Jovens são equipamentos que fazem parte da política de Assistência Social do município de São Paulo e oferecem acolhimento a jovens de 18 a 21 anos em vulnerabilidade social. Na cidade são apenas quatro Repúblicas Jovens e cada uma tem capacidade para acolher 12 pessoas (mulheres e homens em casas diferentes).


As Casas


As meninas residem em uma casa com muito móveis planejados, provavelmente feitos nos anos 90, com aqueles armários embutidos enormes! O bom é que elas não tem problema de armazenamento, o ruim é que o espaço fica limitado.


Os meninos estão instalados em uma casa aparentemente menor e um pouco mais escura. A sala é bem ampla, assim como a cozinha.



Os encontros


O olhar para a transformação do espaço físico é dado pelos participantes, ou seja, somos apenas mediadores dessa experiência.


As intervenções são realizadas para provocar o potencial de cada participante por meio da arte, arquitetura, design, marcenaria e outros. Entendemos que todas as pessoas podem adquirir qualquer tipo de conhecimento desde que sejam apresentadas a eles.


Os jovens participantes dessa edição foram super comprometidos e realizaram cada tarefa proposta com muito capricho, além de serem super bons de papo!

Colocar a mão na massa e conseguir materializar uma ideia é demais! A turma construiu tanta coisa bonita, mas a gente destaca o banco feito pelas mãos ágeis do Hélio, que na foto está sentado nele!


O projeto


Aqui todo mundo quis ter um móvel pra chamar de seu! Meninos e meninas idealizaram móveis individuais com base nas necessidades particulares de cada um e teve até cama dessa vez.


O Arquitetando o Mundo auxiliou os jovens participantes a desenharem um móvel-desejo e apenas deu uma força para que a abstração fosse ancorada. É designer que fala, né?! ;)



Quem construiu o projeto?


Em parceria com a Leo Madeiras e Instituto Leo a construção final do projeto é parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos do Programa Social Leo Educa, oferecido gratuitamente a pessoas em vulnerabilidade social que tenham interesse em aprender o ofício da marcenaria e queiram ser inseridos no mercado de trabalho. Para saber mais acesse: http://www.institutoleomadeiras.org.br/Curso/LeoEduca



Mais uma vez a equipe animada e certeira do Instituto Leo faz a entrega dos móveis! Parceria mais que especial!

#arquitetandoomundo #arquitetura #marcenaria #psicologia

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo