O que é abrigo pra você?

Antes de começar a ler esse texto, tente completar a frase: abrigo pra mim é...


Segundo o dicionário Michaelis Online, abrigo é:



1 Lugar que serve para abrigar; abriga, abrigada, abrigadoiro, abrigadouro, abrigamento, refúgio, tugúrio.


2 Local coberto que oferece proteção; cobertura, telheiro, teto.


3 Algo que oferece proteção ou refúgio contra exposição, dano físico, ataque, observação, perigo etc.


4 Instituição social onde se recolhem idosos, órfãos, pobres e desamparados.


5 Peça de vestuário destinada a agasalhar; agasalho.


6 FIG Ajuda ou amparo em situação difícil; proteção: “[…] atribuindo as acusações à perseguição política que vem sofrendo por ter participado […] de operações de repressão aos opositores do governo […] o que o levou, aliás, a buscar abrigo em nosso país” (CA).


7 MIL Construção à prova de projéteis e bombas.


Vamos destacar ítem 4! Abrigo é uma instituição social onde se recolhem idosos, órfãos, pobres e desamparados.


Como seria a definição de abrigo por alguém que vive numa instituição social de acolhimento? Quais representações dessa palavra foram construídas por crianças e adolescentes que passaram toda ou grande parte da infância nos chamados Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA)?


Pois bem! Fizemos essa pergunta para os jovens participantes das últimas edições do Arquitetando o Mundo, que vivem nessas instituições.


Nós tínhamos algumas apostas e esperávamos respostas concretas. No senso comum, abrigo estaria relacionado a uma casa, um ponto de ônibus, um guarda-chuva ou no máximo um casacão bem quentinho. Béééééé. Erramos feio! Para nossa grande surpresa, a representação de abrigo para grande parte dos jovens se deu de maneira abstrata e respostas como "abrigo é a família", "abrigo é um abraço" e "abrigo é um sorriso", tiraram nosso chão!


A primeira vista, jamais imaginávamos que crianças e adolescentes que vivem em instituições, ou seja, distante da família de origem ou que perderam todos os laços familiares, pudessem ter como representação de abrigo essa mesma família que, por experiência, o abandonou, o violentou ou não teve meios de garantir dignidade a ele diante de alguma condição de vulnerabilidade.


A família que representa abrigo, na fala dessas crianças, é uma família idealizada, uma família socialmente construída, é um lugar seguro, que protege, que garante afeto. Interessante perceber como essa memória ou esse desejo de família garante um lugar de abrigo.


E como assim abrigo é um abraço ou um sorriso? Essas respostas deixaram a gente absolutamente maravilhados diante da grandeza dos sentidos atribuídos ao abrigo.


O abrigo tem sim o poder de nos acolher tal como um abraço apertado ou um sorrisão sincero. Quanta potência cabe dentro de um abrigo! Chegou a preencher de amor e esperança essa casinha que chamamos de coração!


Tudo isso pra dizer que as representações de abrigo também são atravessadas por afetos e são estes que o tornam um lugar que precisa ser cuidado e cultivado. Se podemos pensar em um abrigo como um lugar representado pela família, por um abraço ou um sorriso, já imaginou o impacto que um abrigo físico, seja ele uma casa, um quarto ou um parque pode causar na vida de uma criança?


E então? Suas representações de abrigo foram atualizadas?



#abrigo #psicologia #arquitetura #arquitetandoomundo

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo