República Jovem Lapa

Você sabe o que é uma República Jovem?


Repúblicas Jovens são equipamentos que fazem parte da política de Assistência Social do município de São Paulo e oferecem acolhimento a jovens de 18 a 21 anos em vulnerabilidade social. Na cidade são apenas quatro Repúblicas Jovens e cada uma tem


capacidade para acolher 12 pessoas (mulheres e homens em casas diferentes).


As Casas


A casa onde fica a República Feminina sofreu um incêndio alguns anos atrás e praticamente foi toda destruída, assim como a maioria dos móveis.


Recentemente a casa foi reformada, a estrutura foi refeita e novos telhados foram construídos. A sala é o ambiente que mais carece de móveis.


A República Masculina era ampla e tinha um quintal que tem até árvore! A divisão dos cômodos não era funcional e existiam poucas áreas de convivência (fora o quintal delicioso!). No meio do processo, os meninos mudaram de casa e foram para uma residência de dois andares com quartos amplos e espaços mais bem divididos.


Os encontros


O olhar para a transformação do espaço físico é dado pelos participantes, ou seja, somos apenas mediadores dessa experiência.


As intervenções são realizadas para provocar o potencial de cada participante por meio da arte, arquitetura, design, marcenaria e outros. Entendemos que todas as pessoas podem adquirir qualquer tipo de conhecimento desde que sejam apresentadas a eles.


Esse grupo foi extremamente comunicativo, curioso e sensível. Tecnologia, games e histórias em quadrinho foram os interesses predominantes


Lixa, corta, aprende a usar tico tico, furadeira, martela, pinta... Na oficinas criativas todo mundo consegue por a mão na massa!


Convidados especiais


Nossas oficinas ficaram ainda mais legais com nossos convidados pra lá de especiais!


A ideia foi ampliar ainda mais o repertório dos jovens e coloca-los em contato com profissionais da arte, design, arquitetura e fotografia.


Leo Capote - https://www.outraoficina.com/


O designer Leo Capote junto com sua grande equipe, receberam de braços abertos o Arquitetando o Mundo no Estúdio Leo Capote. A visita foi repleta de aprendizado e muita diversão, já que o estúdio é quase uma "oficina maluca" com muitas peças do designer e objetos super inusitados. Um dia pra guardar na memória!


As fotos não são capazes de mostrar a riqueza desse encontro. Gratidão!


Thereza Montenegro


A Thereza é uma amiga talentosíssima! Além de arquiteta e designer, ela também faz ilustrações apaixonantes! Segue agora ela no instagram: @estudiomontenegro e no facebook: estudiomontenegro


Durante essa intervenção descobrimos um talento na casa das meninas. A Verônica mandou muito bem nas ilustrações junto com a Thereza!


Queria uma parede linda dessas na sua casa? A gente também ficou com vontade!


Diogo Martins


Fotógrafo, cinegrafista e artista (apenas um arraso!), o Diogo tem acompanhado e registrado alguns encontros do Arquitetando o Mundo. A presença dele nas oficinas criativas marca o encontro dos jovens com o mundo da fotografia e causa muita curiosidade!


Confere o trabalho lindo do Diogo: https://vimeo.com/diogomartins


O projeto


Nessa edição tivemos pedidos desafiadores! Os meninos idealizaram móveis individuais com base nas necessidades particulares de cada um, enquanto as meninas pensaram em um mobiliário para sala, pois não tinham lugar para sentar e assistir televisão.


Pela primeira vez, o Arquitetando o Mundo auxiliou os jovens participantes a desenharem um móvel-desejo e apenas deu uma força para que a abstração fosse ancorada. É designer que fala, né?! ;)


"Mesa Gamer" desenhada pelo Guilherme



"Racker Mágico"



"Sofá ou banco"


Quem construiu o projeto?


Em parceria com a Leo Madeiras e Instituto Leo a construção final do projeto é parte do trabalho de conclusão de curso dos alunos do Programa Social Leo Educa, oferecido gratuitamente a pessoas em vulnerabilidade social que tenham interesse em aprender o ofício da marcenaria e queiram ser inseridos no mercado de trabalho. Para saber mais acesse: http://www.institutoleomadeiras.org.br/Curso/LeoEduca


Já estamos com saudade dos nossos encontros! Até breve!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo